Código: | EDB10041 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | ILC | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Luciano José dos Santos Baptista Pereira |
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Corpo docente: |
Luciano José dos Santos Baptista Pereira |
Português
A Literatura Comparada é o espaço privilegiado para equacionar o Património Literário na sua dimensão verbal, semiótica e simbólica. O texto literário, nas suas diferentes modalidades é encarado enquanto instrumento e resultado de fenómenos sociais e culturais complexos, espaço de mediação entre o indivíduo e os outros, entre os diferentes grupos sociais e entre os diferentes povos. A dimensão literária permite o reforço das competências do imaginário assim como do domínio culto da linguagem. A dimensão comparativa permite a conquista de novas competências comunicativas, avaliando formas, manifestações e configurações culturais assim como o seu valor na construção das identidades e do desenvolvimento coletivo.
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Desenvolver o conhecimento e o apreço pela formação e pelas especificidades das diferentes culturas e pelos valores das nossas identidades humanísticas.
2. Identificar, explicitar e comparar configurações culturais, temáticas e formais, inerentes ao texto literário enquanto mecanismo de construção individual, expressão cultural e enquanto fator de representação e transformação das nossas sociedades.
3. Desenvolver o gosto pela especificidade do fenómeno estético e literário em particular, em todas as suas dimensões, com particular importância para a leitura crítica e para a sua vertente didática.
4. Desenvolver competências linguísticas variadas em torno da comunicação literária, com enfoque em produções descritivas, opinativas, argumentativas e críticas.
5. Exprimir-se de forma clara, estruturada e fluente sobre temas com especial pertinência literária e cultural.
6. Valorizar os diferentes registos linguísticos e suas funções, com enfoque no registo literário.
7. Aprofundar o gosto pelas línguas e culturas já conhecidas e desenvolver o gosto por outras línguas de fácil acesso e culturas difersificadas.
8. Reflectir sobre as características específicas da comunicação e do texto literário.
9. Equacionar o texto literário no contexto mais vasto da comunicação individual, social, intercultural e profissional.
10. Exercitar competências de análise, produção, interpretação e comparação da comunicação linguística e literária, tendo em conta os vários géneros discursivos e textuais.
11. Gerir eficazmente a informação relevante para a compreensão e interpretação textual.
12. Relacionar diferentes formas de arte.
13. Justificar e argumentar de forma crítica opiniões acerca do património literário e cultural, dos seus significado, função e valor.
14. Avaliar, recolher, seleccionar e organizar textos/livros com valor universal e pertinência formativa, com enfoque nos textos contemporâneos.
15. Reconhecer as diferenças discursivas, pessoais, sociais e culturais.
16. Compreender e valorizar saberes de outras culturas relativizando as diferenças.
17. Compreender o valor da comunicação literária como forma de intervenção social, política, de cidadania e cívica nos seus diferentes suportes, incluíndo os hololivros.
18. Integrar os valores éticos e estéticos da comunicação literária no seu próprio discurso.
19. Produzir materiais e gizar estratégias de divulgação e/ou animação da leitura e de comparação numa perspectiva intercultural.
20. Alargar as competências de leitura, interpretação e produção da linguagem simbólica e metafórica.
21. Equacionar a relação entre as produções ditas paraliterárias e a literatura erudita.
22. Desenvolver hábitos, competências e instrumentos de leitura comparativista.
23. Faliliarizar-se com os temas, os textos e os autores mais relevantes da literatura universal.
24. Equacionar a obra literária no contexto cultural, histórico e social.
25. Desenvolver o gosto pela escrita criativa com características poéticas e literárias.
-Evolução semântica da palavra literatura.
-Conceitos de literatura.
-A literatura como forma de comunicação e como arte da palavra.
-Textos literários infanto-juvenis de carácter universal.
-Tipologias e géneros literários.
-O desenvolvimento cultural e pessoal a partir de textos literários.
-O conhecimento do eu e do outro.
-A relação com o espaço e com o tempo.
-Criatividade proporcionada pelos textos literários.
-Literatura, Música e Artes Plásticas.
Conceitos e linhas de abordagem:
• Comunicação, Linguagem e Literatura
• Competência de Leitura, Conhecimento da Literatura
• Literatura Universal, Literatura Clássica
• Literatura de Época, Literatura Local
• Literatura Comparada
• Género
• Mito, Oralidade, Escrita
Os conteúdos programáticos são os conteúdos tradicionais de qualquer disciplina das áreas da cultura, da comunicação da língua e das áreas literárias em particular. Os objetivos visam justamente o desenvolvimento das competências específicas das diferentes áreas referidas com enfoque nas diferentes competências de leitura crítica do texto literário. A perspetiva comparativa abre os horizontes e permite refletir sobre a especificidade das culturas e sobre a especificidade do espaço da comunicação literária em cada uma delas.
1. Estratégias de gestão do programa
As diferentes temáticas a abordar serão organizadas em torno dos interesses das crianças que frequentam o Ensino Básico. As sessões serão centradas sobre a leitura e interpretação em plenário e/ou pequenos grupos de obras literárias. A discussão a partir da informação pesquisada ou de documentos diretamente fornecidos pelo professor será um elemento chave da aprendizagem. O processo compreenderá a: (a) Leitura, discussão e análise de textos; (b) Recensão escrita e/ou oral de textos; (c) Elaboração de pequenos comentários críticos; (d) Elaboração de trabalhos escritos; (e) Apresentação e discussão dos trabalhos; (f) Exposição de determinadas temáticas; (g) Elaboração, discussão e análise, em grupo, de pequenos trabalhos; (h) Elaboração e apresentação de trabalhos práticos de animação textual.
2. Acompanhamento tutorial (Apoio presencial e à distância aos trabalhos de grupo e às pesquisas individuais)
3. Participação dos estudantes
Espera-se que cada aluno: (a) esteja presente em 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo; (b) leia, analise e esteja preparado para discutir os textos de apoio apresentados; (c) execute os trabalhos programados.
A pesquisa, a leitura e a interpretação do texto estão na base da elaboração de leituras críticas, recensões e fichas de leitura. A troca de opiniões, os trabalhos de grupo, os comentários livres estão no cerne do desenvolvimento das competências psicossociais, comunicativas e linguísticas tanto escritas como orais. Falar da sua cultura e da cultura dos outros é desmitificar narrativas e mitos que possibilitam uma melhor perceção da identidade e da alteridade. Pesquisar a especificidade de escritas e narrativas é melhor entender a relação entre o homem e o meio, entre o homem e a sua história. A construção de uma identidade universal faz-se na apropriação de um património comum que exige uma conquista cultural em que cada um se define no cruzamento entre a sua intimidade e a intimidade partilhada na fruição estética do objeto sublime que é o texto literário.
I) Avaliação formativa contínua:
I. a) Assiduidade, sumários, fichas de leitura, análises, interpretações e comentários literários ao longo das aulas: 20%
II) Avaliação Sumativa:
II. a) Um trabalho de literatura comparada em torno de um tema contemporâneo (em grupos de três elementos) (30%)
II. b) Um teste final (50%)
A avaliação contínua exige a pontualidade, assim como a presença a tempo integral e regular dos estudantes nas aulas (80% das aulas efetivamente lecionadas), podendo, em casos excecionais (atestados médicos, provas de alta competição, ausência forçada do país,...) reduzir este requisito para 60% negociando o cumprimento de trabalhos individuais que serão apresentados até ao fim das aulas presenciais. Os estudantes que gozem oficialmente do estatuto de estudantes trabalhadores poderão participar em apenas 50% das aulas presenciais, e, para além dos trabalhos exigidos ao conjunto dos estudantes com o estatuto geral, também terão que negociar com o professor alguns trabalhos individuais complementares.
10. Bibliografia principal
- AGUIAR e SILVA, V. M. – Teoria da literatura. 8ª. ed. Coimbra: Liv. Almedina, 1990.
- COELHO, Jacinto do Prado (dir.), Dicionário de Literatura - Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Galega, Estilística Literária, 5 vols., Porto, Figueirinhas, 1987.
- FANHA, José; LETRIA, José Jorge – Cem Poemas Portugueses sobre a Infância. Lisboa: Terramar, 2004
- FORTINI, F., «Literatura» in Enciclopédia Einaudi - vol. 17: Literatura - Texto (dir. Ruggiero Romano), Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1989, pp.176-199.
- REIS, Carlos, O Conhecimento da Literatura: introdução aos estudos literários, Coimbra, Almedina, 2008.
- REIS, Carlos (coord.), História Crítica da Literatura Portuguesa, 9 vols., Lisboa, Verbo, 1998.
- SARAIVA, António José e LOPES, Óscar, História da Literatura Portuguesa, Porto, Porto Editora, 1987.
- SEGRE, C., «Ficção» in Enciclopédia Einaudi - vol. 17: Literatura - Texto (dir. Ruggiero Romano), Lisboa, Imprensa Naciona - Casa da Moeda, 1989, pp.41-56.
- IDEM, «Narração / Narratividade» in Enciclopédia Einaudi - vol. 17: Literatura - Texto (dir. Ruggiero Romano), Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1989, pp.57-69.
- Primeiro Livro de Poesia. Poemas em língua portuguesa para a infância e a adolescência. Seleção de Sophia de Mello Breyner Andresen. Editorial Caminho, 1991.
I.L.C. Obras obrigatórias 2018/2019
FERREIRA, José Gomes – As aventuras de João sem medo. Lisboa: Dom Quixote, 2008.
CARROLL, Lewis - Alice no país das maravilhas
SAINT-EXUPÉRY, Antoine de – O Principezinho.
Algumas sugestões para leitura integral e trabalhos comparativos
ANTUNES, Nuno Lobo – Sinto muito. (6º ed.) Lisboa: Verso de Kapa, 2008.
ARAÚJO, Matilde Rosa – O Sol e o Menino dos Pés Frios. Lisboa: Livros Horizonte, 2001.
BÉGAUDEAU, François – A turma. Lisboa: Dom Quixote, 2008.
CARROLL, Lewis – Alice no país das maravilhas. Lisboa: Dom Quixote, 2000
FERREIRA, José Gomes – As aventuras de João sem medo. Lisboa: Dom Quixote, 2008.
GAARDER, Jostein – A Rapariga das Laranjas. Lisboa: Editorial Presença, 2003.
GONZAGA, Natércia – A Princesinha. Lisboa: Roma Editora.
GREEN, John – A culpa é das estrelas. (3º ed.) Lisboa: Asa, 2013
HAYDEN, Torey – A criança que não queria falar. Lisboa: Editorial Presença, 2009.
LASKIER, Rutka – O Diário de Rutka. Lisboa: Sextante, 2007
LOSA, I - O mundo em que vivi. Lisboa: Editora Afrontamento, 2008
PEIXOTO, José Luís – Livro. Lisboa: Quetzal, 2010
PENNAC, Daniel – Mágoas da escola. Porto: Porto Editora, 2009.
PIRES, Maria Emília – As bruxas da Serra da Fóia. Sintra: Anima Mundi, 2008.
ROEMMERS, G - O regresso do Jovem Príncipe: Lua de papel 2011.
SAINT-EXUPÉRY, Antoine de – O Principezinho. Lisboa: Editorial Presença, 2002.
SWOPE, Sam – Eu Sou Um Lápis. Lisboa: Sinais de Fogo, 2004.
TOJAL, Altino do – Os putos. Contos da Luz e das Sombras. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2001.
ZIMLER, Richard, SEKULOVIÉ, Ra¨a – O tempo das crianças. Lisboa: Dom Quixote, 2010.
ZUSAK, Marcus – A rapariga que roubava livros (9º ed.) – Lisboa: Editorial Presença, 2013
No final do trabalho as aprendizagens esperadas situam-se em torno de 3 grandes domínios: (a) capacidade de pesquisa, de organização e de gestão da informação, evidenciando uma correta apropriação e uma utilização original e criativa dos diferentes conceitos; (b) produção de textos orais e escritos de géneros, modos, registos, dimensões e problemáticas variáveis com destaque para os de descrição e interpretação das obras de arte e dos fenómenos literários em particular. As competências comunicativas e linguísticas específicas da leitura evidenciar-se-ão em resumos, relatos, fichas de leitura, textos de opinião e de crítica literária…; (c) apresentação pública de trabalhos.
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